• Ter conhecimento em computação 2D e 3D, com especialização em técnicas de animação;
• Ser criativo e imaginativo;
• Ter conhecimento em FMV (Full Motion Video);
• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;
• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;
• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;
• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos;
• Ter um conhecimento ao menos básico em programação;
• Ter habilidade para demonstrar atitude, personalidade e emoção para cada movimento que será realizado pelos personagens a serem animados;
• Entender o comportamento, movimento e aparência das expressões corporais de seres humanos e animais, incluindo expressões faciais e movimento de fala (lip sync);
• Ter habilidade para criar personagens emblemáticos e que atraiam a atenção dos jogadores;
• O desafio de um Animador é conseguir representar movimento e comportamento de personagens / objetos de forma natural e o mais próximo da vida real;
• O trabalho precisa ser feito de forma que utilize todo o potencial dos softwares utilizados de forma eficiente e capaz de utilizar todos os recursos da engine utilizada no jogo, como por exemplo restringir o número de key frames utilizados em uma animação ou o número de personagens / elementos que podem aparecer simultaneamente em uma mesma cena.
• As animações utilizadas na produção de jogos geralmente são combinações completas de diferentes movimentos. Por isso o trabalho do Animador é criar e organizar bibliotecas extensas de animações que podem ser reutilizadas para cada personagem em um jogo (otimizando o tempo da produção do mesmo);
• Por fim, mas ainda assim de suma importância, é de responsabilidade do Animador os processos de Rigging e Skinning de personagens, o que envolve a criação de estruturas primárias como os ossos do esqueleto humano, ligando-os perfeitamente em cada parte do corpo, tornando o processo de animação do personagem muito mais eficiente.
• Você precisa de uma formação em alguma área que inclua o processo de animação com foco para jogos;
• Uma formação na área de Artes Visuais também pode ser aceita pelas empresas. Mas lembre-se que é de suma importância que você tenha um portfólio de trabalhos (publicados ou não) que comprovem suas habilidades como Animador;
• Entre os softwares com foco em animação mais utilizados no mercado de jogos, podemos incluir: Autodesk 3DS Max, Autodesk Maya, Toon Boom e Adobe Flash;
• Essencialmente para ser um Animador qualificado você precisa de um background sólido nos fundamentos da arte, incluindo habilidade em desenho artístico e life drawing (desenho com modelo-vivo);
• Não é comum um profissional iniciar sua carreira na indústria de jogos já como Animador, uma vez que as empresas buscam profissionais que já tenham trabalhos realizados no mercado em outras áreas fundamentais do processo artístico de criação de jogos, como Modelador 3D e Concept Artist;
• Ainda assim, o que realmente conta pontos a favor do profissional desta área são seus conhecimentos comprovados no trabalho que um Animador tem, incluindo habilidades em modelagem, rigging, skinning, kinematics e animações de elementos orgânicos / inorgânicos.
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