• Ter conhecimento avançado nos fundamentos do desenho 2D, com destaque para anatomia, perspectiva, composição, teoria das cores, valores e luz e sombra;
• Ser criativo e imaginativo, uma vez que caberá a você dar vida a personagens, cenários, objetos e todos os demais elementos que compõem um jogo;
• Ter domínio dos principais softwares de ilustração digital, em especial o PhotoShop da Adobe;
• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;
• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;
• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;
• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos.
• Em linhas gerais, o Concept Artist cria sketches e ilustrações gerais de todos os elementos que irão compor o jogo, incluindo a criação de personagens, veículos, cenários, trajes, armas e objetos em geral;
• O dia a dia de um Concept Artist é criar o maior número de artes possíveis sobre um único elemento, trabalhando em conjunto com outros artistas (em especial o Lead Artist e o Creative Director) até chegarem ao resultado final desejado a ser implementado no jogo. Por isso é muito comum que a grande maioria do trabalho criado pelo Concept Artist seja descartado do produto final, uma vez que seu objetivo principal é encontrar a solução ideal para o resultado desejado.
• Em grandes estúdios, podemos dividir o trabalho do Concept Artist em três etapas:
1) Produção interna, que tem objetivo em criar e explorar as possibilidades visuais com a equipe de artistas;
2) Produção para parceiros, com o foco em criar artes tenham um apelo comercial e garantam a aprovação do jogo por parte da produtora responsável pela produção e por demais investidores;
3) Produção para o Público, que inclui a criação de ilustrações que poderão ser usadas para promover o jogo e aumentar o hype do consumidor final.
• Em estúdios menores, é muito comum o Concept Artist também desenvolver as ilustrações finais (tais como imagens promocionais e arte de capa do jogo).
• Ter conhecimento avançado nos principais softwares de ilustração digital é fundamental, uma vez que todo o trabalho é realizado digitalmente. Isso inclui em especial o domínio do PhotoShop da Adobe;
• Ter conhecimento em vetorização de imagem 2D com o software Illustrator da Adobe também pode ser exigido por algumas empresas;
• Em estúdios maiores é muito comum encontrar artistas conceituais que dominam pelo menos o básico dos softwares de modelagem 3D, como zBrush, Maya e Mudbox, uma vez que o conhecimento nestes softwares facilita na criação da arte 2D específica para jogos e suas limitações visuais.
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