• Supervisiona todas as decisões de níveis hierárquicos elevados que possam afetar o aspecto visual, mas também a forma como jogo conquista a atenção do jogador;
• Garante a qualidade e o estilo de jogabilidade, artwork, trilha sonora e efeitos sonoros.
• Um Diretor Criativo em uma empresa de games precisa em primeiro lugar inspirar outros profissionais da equipe, em especial os artistas, programadores e equipe de marketing com a missão de produzirem o melhor trabalho possível;
• O profissional desta área precisa tomar decisões difíceis que afetam a agenda de produção e o orçamento do jogo, assim como o visual e resultado finais que o produto terá;
• Ter conhecimento vasto sobre o mercado de desenvolvimento de jogos é importantíssimo, uma vez que é função do Diretor Criativo entender quais os jogos de maior sucesso e apelo entre os diferentes tipos de jogadores pelo mundo;
• Excelente comunicação, habilidade de criar apresentações impactantes em público e empatia com os demais profissionais que atuam no mercado de jogos também são requisitos fundamentais para um Diretor Criativo.
• Durante o início de um projeto, o Diretor de Arte trabalha com um pequeno time específico de profissionais que definirão toda a framework do jogo, com especial atenção ao aspecto visual e desafios técnicos que precisarão ser superados posteriormente;
• Ao longo do desenvolvimento, mais profissionais são adicionados ao time de produção, fazendo com que o Diretor Criativo trabalhe diretamente com os Artistas-Principais (Lead Artists), Programadores-Principais (Lead Programmers), Designers e Produtores;
• Paralelamente ao trabalho com o desenvolvimento, o Diretor Criativo é quem ajuda o estúdio a promover a divulgação do jogo entre os executivos que não estão ligados diretamente a produção, incluindo também os profissionais dos departamentos de marketing e vendas;
• Quase sempre é o Diretor Criativo que responde pelo jogo para a mídia, auxiliando com entrevistas e informações técnicas da produção.
• Ainda que não exista uma formação específica como Diretor Criativo, para você ser um profissional de sucesso você precisa de uma combinação de experiência profissional no mercado, visão artística e, principalmente, habilidade de inspirar outros profissionais;
• Muitos dos Diretores Criativos possuem formação em áreas ligadas a arte e design. Porém vale lembrar que esta é uma função exercida por profissionais de nível sênior, que já atuam no mercado há mais de 5 anos, pelo menos;
• Você pode trilhar o seu caminho profissional para esta posição tendo experiência como Lead Artist (Artista Principal) ou Lead Designer (Designer Principal);
• Além disso, se você já é um profissional da indústria de filmes que atua nesta área, pode ter grandes chances de migrar para o mercado de games na mesma posição dependendo do seu talento e background profissional.
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