• Ter facilidade em trabalhar em equipe;
• Se comunicar de forma clara com artistas, programadores, produtores, equipe de marketing e demais departamentos de um estúdio;
• Ter criatividade e imaginação vasta para dar vida a todos os conceitos que irão compor o jogo final;
• Ter excelente habilidade de escrita e comunicação verbal;
• Ter conhecimento básico de ilustração e programação;
• Entender e conhecer os principais recursos dos softwares utilizados na produção de jogos, incluindo softwares de criação 2D e 3D, além das principais engines;
• Ter conhecimento em storytelling e técnicas de narrativa para criação de roteiros.
• O Game Designer é quem estabelece as principais regras do jogo, assim como cuida da forma como a história será contada ao longo do jogo;
• Cabe a este profissional a responsabilidade de comunicar e transmitir de forma clara todos os detalhes do jogo em desenvolvimento para os diversos times de profissionais que farão parte da produção;
• Em alguns casos, principalmente em estúdios menores, o Game Designer é quem estabelece a premissa inicial do jogo. Além disso é muito comum o Game Designer ser responsável por garantir que o melhor jogo seja criado limitando-se ao orçamento e ao tempo de produção máxima;
• Ao longo do desenvolvimento, o Game Designer é quem faz os ajustes necessários nos elementos e recursos originalmente planejados para jogo de forma a atenderem aos limites técnicos e as possibilidades de melhorias na programação e estilo de arte sugeridos pelos demais departamentos de profissionais.
• Antes do início da produção, o Game Designer realiza as primeiras pesquisas iniciais e esboça os principais elementos que caracterização o jogo, documentando tudo e apresentando para os demais profissionais envolvidos que, juntos, decidirão se a ideia e conceito principal do jogo pode evoluir para o produto comercial esperado.
Este documento também pode ser apresentado para os investidores (ou a produtora principal) que aprovarão ou não o projeto a ser desenvolvido.
Com o conceito e elementos definidos e aprovado pelos profissionais/investidores, cabe ao Game Designer criar um documento oficial contendo todas as informações definidas e quaisquer outras informações pertinentes ao desenvolvimento, nascendo assim o chamado Game Design Document, ou GDD.
Este documento funciona como um mapa estruturado para abordar todos os elementos que irão compor o jogo, como história, personagens, cenários, jogabilidade, arte, som, interface e outros, podendo ser alterado ao longo do desenvolvimento do jogo pelo time de profissionais envolvidos mas, sempre, pelo auxílio do Game Designer.
• Por fim, é tarefa do Game Designer treinar os profissionais selecionados para os testes do jogo durante o seu desenvolvimento (os chamados Beta Testers ou, em empresas maiores, QA Testers - Quality Assurance Testers), de forma que eles saibam exatamente como o produto final deve ser.
Ainda assim, vale lembrar que tanto o mercado nacional quanto internacional exige experiência comprovada neste cargo na hora de contratar um novo Game Designer. Ou, salvo algumas excessões, profissionais com um portfólio ainda que acadêmico, mas bem estruturado, nas áreas de arte e programação em jogos, ganham destaque entre as empresas.
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