• É responsável pelo visual geral do jogo e toda sua composição artística;
• Concebe o estilo visual do jogo, dirigindo a produção de todos os elementos visuais ao longo do desenvolvimento do game;
• Gerencia as equipes de arte e animação.
• Ser capaz de inspirar e motivar um time grande formado por múltiplos talentos;
• Possuir um estilo de arte único e original;
• Entender todos os papeis e funções de um departamento de arte e de possíveis fornecedores terceirizados;
• Ser capaz de construir um excelente relacionamento profissional com outras áreas de um mesmo projeto;
• Ser capaz de se comunicar de forma clara e objetiva com os gerentes sêniores, designers, programadores, beta-testers e demais profissionais dominando também a linguagem e processos de cada área;
• Ter uma excelente habilidade de comunicação e excelente habilidade de resiliência;
• Entender de forma plena as tecnologias utilizadas no game design e desenvolvimento geral de forma a saber das capacidades e limitações de cada software e hardware do mercado;
• Ter habilidade em arte e design tanto tradicional quanto digital;
• Estar apto para liderar outros profissionais em múltiplos times;
• Possuir conhecimento 2D e 3D de modelagem e animação;
• Ter habilidades para resolver problemas e conflitos no âmbito dos aspectos visuais dos jogos que possam influenciar no desenvolvimento do projeto;
• Ser apaixonado por jogos mas, principalmente, um profundo conhecedor(a) nos requisitos que fazem um game possuir um visual convidativo para atrair a atenção do jogador;
• O Lead Artist trabalha lado a lado com o Game Designer e o Lead Programmer (Programador Principal), concebendo todo o estilo visual e artístico que o game terá, o que inclui a direção da produção do mesmo, fornecendo todos os materiais visuais necessários para o desenvolvimento;
• Muito do processo visual inicial é feito pelo Lead Artist, que precisa imprimir sua criatividade e técnica, determinando as melhores ferramentas que serão utilizadas ao longo do desenvolvimento artístico do jogo em produção;
• Em conjunto com o Produtor, o Lead Artist gerencia e direciona o time de Artistas e Animadores que produzem a maioria das peças visuais (assets) para o jogo (incluindo cenários, personagens, elementos do cenário e efeitos especiais);
• O Lead Artist precisa garantir que os times de arte e animação cumpram com o cronograma e orçamento de desenvolvimento. Além disso é tarefa do Lead Artist garantir que todas as peças de arte e animação produzidas pela equipe possa ser importada e otimizada para a Engine de programação do jogo;
• Cabe ao Lead Artist supervisionar (ou até mesmo realizar) a criação de material que ilustre a atmosfera e o design visual do jogo através de Concept Art (artes conceituais);
• Ele também pesquisa e testa diferentes tipos de modelagem, texturas, animações, renderizações, técnicas de iluminação e ferramentas apropriadas para o desenvolvimento em parceria com o Lead Programmer (Programador Principal).
Por isso o melhor caminho para quem pretende se tornar um Lead Artist é iniciar em uma empresa como um artista generalista e, progressivamente, desenvolver suas habilidades nas várias áreas de um departamento artístico, assumindo projetos e desafios cada vez maiores.
Você precisa ter formação acadêmica orientada em artes visuais, design gráfico ou animação. A experiência na área também é um pré-requisito para um Lead Artist, uma vez que as empresas buscam profissionais com pelo menos 5 anos de experiência comprovada na indústria de jogos.
Além disso, você precisa provar experiência em trabalhos de liderança.
Você também precisa de um portfólio que reuna seu estilo artístico, habilidades técnicas em diferentes softwares, incluindo modelagem 2D, 3D e animações.
Conhecimento e experiência comprovada em softwares de planejamento, como Microsoft Project, são um diferencial no currículo.
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