• Se comunicar de forma clara com artistas, programadores, produtores, equipe de marketing e demais departamentos de um estúdio;
• Ser criativo e imaginativo;
• Ter domínio dos principais softwares de criação 3D, como Zbrush, Maya e MudBox;
• Ter conhecimento avançado nas principais engines de produção de jogos, como Unreal e Unity;
• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;
• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;
• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;
• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos;
• Ter habilidades para resolver problemas e conflitos no âmbito dos aspectos visuais dos jogos que possam influenciar no desenvolvimento do projeto.
O trabalho do Technical Artist é mais de organização e conselheiro do que de criador dentro de uma produção. Mas também é comum que este profissional auxilie na produção de arte durante a etapa de pré-animação dos personagens.
Em jogos 3D, o trabalho do Animador inicia com um personagem criado previamente em 3D e já “riggado" (“rigged”), ou seja, que já teve seu “esqueleto” previamente criado internamente a modelagem 3D, permitindo que o Animador possa controlar as juntas do personagem e criar os movimentos necessários.
Pois é justamente o trabalho de criar este esqueleto interno, o rigging, que é realizado pelo Technical Artist. Em alguns casos o próprio Animador ou Artista 3D já realiza o rigging, porém em estúdios maiores é muito comum esta tarefa ser realizada por um Technical Artist.
Por isso o melhor é iniciar em uma empresa como um artista generalista e, progressivamente, desenvolver suas habilidades nas várias áreas de um departamento artístico, assumindo projetos e desafios cada vez maiores.
Você precisa ter formação acadêmica orientada em artes visuais, design gráfico ou animação. A experiência na área também é um pré-requisito para um Technical Artist, uma vez que as empresas buscam profissionais com pelo menos 5 anos de experiência comprovada na indústria de jogos.
É imprescindível que o profissional tenha também conhecimento avançado nos principais softwares de criação 3D, como zBrush, Maya, Blender, MudBox e 3D Studio.
Além disso, você precisa provar experiência em trabalhos de liderança.
Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!